Saltar para o corpo principal (tecla de atalho: 1)

BLC3 e ESTGOH celebram protocolos nas áreas da formação e criação de unidades de investigação

Conscientes de que existem afinidades na missão e nas suas atribuições que podem gerar um reforço de capacidades, a BLC3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), assinam na próxima quinta-feira, dia 26 de Julho, às 14h00, dois protocolos de cooperação.

No primeiro protocolo, que tem como objectivo o “desenvolvimento e criação de unidades de investigação, e a realização de actividades de ID&T e formação”, dentro das suas áreas científicas de actuação, as duas entidades comprometem-se, reciprocamente, a cooperar na estruturação de ciclos de estudos conferentes de grau e, ainda, no desenvolvimento de projectos com aplicação na região interior.


Com a convicção de que elevar as competências e o nível de qualificação dos recursos humanos será certamente um motor essencial para o desenvolvimento e valorização da região interior e da economia portuguesa, a BLC3 e a ESTGOH têm também como objectivo desenvolver actividades e projectos com o tecido empresarial local, nacional e internacional, e a partilha de recursos humanos e materiais.


Encontrando-se a desenvolver um Plano de Desenvolvimento Integrado Sustentável que aposta nos sectores da “Floresta e Agricultura”, “Energia”, “Ambiente e Lazer” e “Cidadania”, tendo como projecto âncora o “cluster” das biorrefinarias e bioprodutos, a BLC3 também se disponibiliza – neste protocolo – para colaborar com a ESTGOH na identificação de necessidades formativas, bem como na elaboração de novas estratégias de ensino na região.


Por seu turno – e entre outros objectivos –, a ESTGOH compromete-se, através dos seus recursos humanos, a assegurar apoio científico a projectos de desenvolvimento e, ainda, a desenvolver projectos de formação direccionados às empresas instaladas na Incubadora da BLC3.


Investigação e desenvolvimento de novos produtos


Relativamente ao segundo protocolo, de cooperação científica, estão em causa dois dos grandes desafios que se colocam às sociedades do mundo moderno: a investigação e o desenvolvimento de novos produtos.


Em suma, a BLC3 e a ESTGOH pretendem trilhar, nesta área, um caminho que conduza ao desenvolvimento de unidades e/ou linhas de investigação fundamental, que sirvam de rampa ao desenvolvimento tecnológico, de projectos e ideias e empresas.


Na assinatura dos protocolos, que se realizará na sede da BLC3, estarão presentes os presidentes das entidades signatárias – João Nunes e Carlos Veiga, respectivamente – e, ainda, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, e o presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Rui Antunes.

 

 



Inserido em 2012-07-24 por Ana Silva
Cisco Networking Academy imagem usada para separar Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas Comissão do Mercado de Valores Mobiliários Autoridade para as Condições do Trabalho imagem usada para separar Biblioteca do Conhecimento Online Eduroam