Escola » História
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) está em funcionamento desde 2001. Porém, o concurso de ideias, intenções e vontades que levaram à sua criação é bem mais recuado.
Entre 1993 e 1994, o Ministério da Educação revelou a intenção de, até ao final daquela década, fechar o ciclo de expansão da rede do ensino superior politécnico estatal. Começava, então, o labor de vários institutos politécnicos do país, no sentido de apurar a viabilidade da abertura de novos pólos.
Neste contexto, o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) considerava, em 1994, a hipótese de criação de um pólo na zona da Beira Serra. Para avaliar a solidez prática do projeto, encomendou ao Instituto de Estudos Regionais e Urbanos da Universidade de Coimbra (IERU) um estudo com o objetivo de “procurar avaliar a previsibilidade de êxito da eventual localização do Pólo Beira-Serra do Instituto Politécnico de Coimbra no concelho de Oliveira do Hospital”. Pressupondo a criação de pelo menos dois cursos de licenciatura – um ligado às tecnologias e outro à gestão – o estudo do IERU, concluído em 1995, apresentava resultados animadores: “estando garantida a qualidade dos cursos a ministrar, a nova escola poderá atrair, na região envolvente, um nível de procura mais do que suficiente para a justificar”.
Apoiado no resultado do estudo e na vasta experiência dos seus pólos de tecnologias e gestão, o IPC apresentou ao Ministério da Educação, na segunda metade da década de 90, a proposta de criação da ESTGOH, cuja aprovação, em 1999, conduziu ao aparecimento da Escola. As atividades escolares iniciaram-se no ano lectivo de 2001/2002, em instalações provisórias cedidas pelo Município de Oliveira do Hospital, com dois cursos de licenciatura: “Administração e Finanças” e “Engenharia do Território e do Ambiente”. No ano lectivo de 2002/2003, a par da alteração curricular e de denominação deste último curso para “Engenharia Civil e do Ambiente”, a ESTGOH abriu mais uma licenciatura: Engenharia de Computadores e de Sistemas Informáticos.
Durante o ano lectivo de 2003/2004, a ESTGOH preparou intensamente a abertura de uma nova licenciatura em Administração e Marketing, procurando responder a uma carência de formação nesta área. Com o acolhimento da proposta apresentada, iniciou-se no ano lectivo de 2004/2005 o primeiro ano da licenciatura em Administração e Marketing, aumentando para quatro o número de cursos de licenciatura na Escola.
A busca de novas ofertas educativas pela ESTGOH continuou e no ano de 2006, este estabelecimento começou a locionar o seu primeiro Curso de Especialização Tecnológica (CET), em Telecomunicação e Redes. O sucesso desta primeira experiência levou a uma expansão da oferta educativa, neste nível. Já em 2007, entraram em funcionamento os CET em Qualidade Ambiental (em pareceria com a Escola Profissional de Santa Comba Dão), Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos (em funcionamento na ESTGOH) e Condução de Obra (em pareceria com a Escola Profissional de Santa Comba Dão e a Escola Profissional da Serra da Estrela).
O ano de 2007 marca também a principal viragem e, talvez, o maior desafio da Escola desde a sua criação: a adequação de todos os seus cursos bietápicos ao modelo de ensino e organização decorrente do processo de Bolonha. As suas quatro licenciaturas – designadas por “Engenharia Civil” e “Engenharia Informática”, mantendo-se as anteriores designações “Administração e Finanças” e “Administração e Marketing” – encontram-se integralmente adaptadas ao novo modelo de ensino. Toda a organização escolar sofreu alterações de monta. Os principais regulamentos foram alterados e os docentes prepararam novas formas de avaliação, compatíveis com o espírito de trabalho do modelo de Bolonha, onde a participação e a cumplicidade do aluno na formação dos seus próprios conhecimentos ocupam um lugar de destaque.
Ate à data, a ESTGOH foi sofrendo alterações na sua oferta formativa. Em 2009, abriu a licenciatura de Gestão Integrada em Qualidade, Ambiente e Segurança, contudo, em 2012 a licenciatura deixou de ter vagas disponíveis para futuros alunos. A licenciatura de Administração e Marketing, acreditada até 2019, também conta com zero vagas aquando das candidaturas de acesso ao ensino superior. Em 2013, com objetivo de aumentar a oferta formativa e potenciar o desenvolvimento da região, a ESTGOH abriu uma nova licenciatura designada por licenciatura em Desenvolvimento Regional e Ordenamento do Território.
No ano letivo 2014/2015 a licenciatura em Administração e Finanças passou a designar-se por licenciatura em Contabilidade e Administração.
Em 2015/2016 os CET´s deram lugar aos CTSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais) e conferem o Grau V de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações (QNQ). Os CTSP têm uma duração de dois anos e incluem estágio.
Posto isto, o ano letivo de 2015/2016 começou com três licenciaturas em funcionamento e cinco CTeSP´s.
Com alunos licenciados no mercado de trabalho desde 2006, a ESTGOH recorda com orgulho o muito trabalho feito nos curtos anos da sua existência e encara com confiança o futuro que se avizinha, enquanto pólo de conhecimento de implantação regional, que não esquece, e vocação nacional, que sempre assumiu.
Atualmente, a ESTGOH tem aprovados e em funcionamento vários CTSP’s, Licenciaturas e Mestrados.