BLC3 e ESTGOH celebram protocolos nas áreas da formação e criação de unidades de investigação
Conscientes de que existem afinidades na missão e nas suas atribuições que podem gerar um reforço de capacidades, a BLC3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), assinam na próxima quinta-feira, dia 26 de Julho, às 14h00, dois protocolos de cooperação.
No primeiro protocolo, que tem como objectivo o “desenvolvimento e criação de unidades de investigação, e a realização de actividades de ID&T e formação”, dentro das suas áreas científicas de actuação, as duas entidades comprometem-se, reciprocamente, a cooperar na estruturação de ciclos de estudos conferentes de grau e, ainda, no desenvolvimento de projectos com aplicação na região interior.
Com a convicção de que elevar as competências e o nível de qualificação dos recursos humanos será certamente um motor essencial para o desenvolvimento e valorização da região interior e da economia portuguesa, a BLC3 e a ESTGOH têm também como objectivo desenvolver actividades e projectos com o tecido empresarial local, nacional e internacional, e a partilha de recursos humanos e materiais.
Encontrando-se a desenvolver um Plano de Desenvolvimento Integrado Sustentável que aposta nos sectores da “Floresta e Agricultura”, “Energia”, “Ambiente e Lazer” e “Cidadania”, tendo como projecto âncora o “cluster” das biorrefinarias e bioprodutos, a BLC3 também se disponibiliza – neste protocolo – para colaborar com a ESTGOH na identificação de necessidades formativas, bem como na elaboração de novas estratégias de ensino na região.
Por seu turno – e entre outros objectivos –, a ESTGOH compromete-se, através dos seus recursos humanos, a assegurar apoio científico a projectos de desenvolvimento e, ainda, a desenvolver projectos de formação direccionados às empresas instaladas na Incubadora da BLC3.
Investigação e desenvolvimento de novos produtos
Relativamente ao segundo protocolo, de cooperação científica, estão em causa dois dos grandes desafios que se colocam às sociedades do mundo moderno: a investigação e o desenvolvimento de novos produtos.
Em suma, a BLC3 e a ESTGOH pretendem trilhar, nesta área, um caminho que conduza ao desenvolvimento de unidades e/ou linhas de investigação fundamental, que sirvam de rampa ao desenvolvimento tecnológico, de projectos e ideias e empresas.
Na assinatura dos protocolos, que se realizará na sede da BLC3, estarão presentes os presidentes das entidades signatárias – João Nunes e Carlos Veiga, respectivamente – e, ainda, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, e o presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Rui Antunes.