Saltar para o corpo principal (tecla de atalho: 1)

Marketing e Comunicação

Avisam-se todos os interessados que as candidaturas ao Mestrado em Marketing e Comunicação, se encontarm atualmente encerradas.


Código da Instituição: 3065

Código do Curso: M210

Duração: 2 Anos

Total de Créditos: 120  Créditos 

N.º do Processo: ACEF/1112/12702

Data de Acreditação do Curso na A3ES: 17-10-2013 

Data da Publicação na A3ES: 30-10-2013

Período de Acreditação na A3ES:  5 Anos

N.º de Registo na DGES: R/A-Ef 3277/2011

Data de Registo na DGES: 18-03-2011

Coordenador(a) do Mestrado em Maketing e Comunicação:

  •  Nome do Docente: Nuno Miguel Fortes Fonseca Santos

  • E-mail: nuno.fortes@estgoh.ipc.pt


Objectivos:

A presente proposta de criação de um segundo ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Marketing e Comunicação visa potenciar um conjunto de sinergias entre duas instituições de ensino pertencentes ao Instituto Politécnico de Coimbra, a saber, a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), bem como entre duas áreas científicas: a das Ciências da Comunicação, na ESEC, e a de Marketing, na ESTGOH.

Com uma abordagem integradora das variáveis fundamentais que constituem o marketing-mix, pretende-se conjugar numa formação pós-graduada as competências específicas da ESTGOH, em termos de inovação e desenvolvimento de produtos e marcas (product), gestão de preços (price) e gestão dos canais de distribuição (placement), com as competências abrangentes da ESEC, no que toca às diferentes ferramentas que constituem a comunicação integrada de marketing (promotion).

A crescente complexidade do mercado, que tem sido acompanhada por mutações estruturais ao nível das organizações que nele operam, vem exigir respostas integradoras das diferentes valências do marketing. Os profissionais que articularem competências que promovam e valorizem cada uma das vertentes do marketing-mix estarão mais aptos a desenvolverem estratégias concertadas bem como disporão de maior flexibilidade conceptual para se adaptarem aos desafios da situação actual.

As novas tendências do marketing apontam para a importância de desenvolver abordagens centradas em públicos-alvo com características muito específicas e únicas. Aos mercados de massas substituem-se hoje, e cada vez mais, nichos de mercado com consumidores informados, conscientes e reivindicando os seus direitos no acto de consumo e, ao mesmo tempo, exigentes e implicados no próprio acto de desenvolvimento/melhoria dos produtos.

Neste enquadramento, os profissionais de marketing deverão articular competências relativas aos quatro P’s do marketing. O mestrado em Marketing e Comunicação visa a promoção de competências nesses quatro domínios, apontando com especial destaque para as tendências futuras que se manifestam ao nível de cada um destes. Numa abordagem do produto serão especialmente aprofundadas as questões da inovação, sustentadas no sistema de informação, sobre os mercados e sobre os consumidores, e de apoio à decisão, que reconhece o potencial de desenvolvimento e crescimento do comércio que se concretiza em ambiente digital, e que convoca duas competências primordiais por parte das organizações que aí operam: um forte sentido do relacional na gestão comercial enquadrado por uma postura socialmente responsável, em relação aos mercados, aos consumidores, à sociedade e restantes stakeholders.

O novo profissional de marketing deverá adquirir um perfil tendencialmente mais holístico, que articule um profundo conhecimento dos mercados onde opera e uma clara compreensão das organizações a partir das quais actua nesses mercados, entendendo que o processo de comunicação, no marketing, não se reduz à promoção mas acompanha os restantes 3 P’s. Deste modo, espera-se de um profissional de marketing uma visão/abordagem que desde sempre concilie as teorias do marketing e os modelos da comunicação. Esta convicção está na base da constituição desta proposta de segundo ciclo oriunda de duas instituições com perfis de formação distintos mas complementares.

Regulamento do Ciclo de Estudos Conducente à Obtenção de Grau de Mestre pelo Instituto Poliítécnico de Coimbra

Regulamento do Mestrado em Marketing e Comunicação

 

Plano de estudos: aqui


Aviso de Abertura/Edital  _ Mestrado em Marketing e Comunicação (Edição 2020-22)


COMO PODE CANDIDATAR-SE

 Para efetuar a sua candidatura: aqui

Manual de Candidaturas ao Politécnico de Coimbra


Para mais informações, contacte os Serviços Académicos da ESTGOH,

  • Presencialmente, no seguinte horário:

2.ª Feira, 3.ª Feira , 5.ª Feira  e 6.ª Feira - Das 09h00 às 11h00 e 4.ª Feira - Das 13h30 às 15h30;

  • Telefónicamente,  no seguinte horário:

2.ª Feira, 3.ª Feira , 5.ª Feira  e 6.ª Feira - Das 11h00 às 12h00 e 4.ª Feira - Das 15h30 às 16h30;

Telf: 238 605 176 (Direto) ou Tef: 238 605 170 _ Ext: 1;

  • Via eletrónica para o e-mail: academicos@estgoh.ipc.pt


Candidaturas ao Mestrado em Marketing e Comunicação (Especialização em Gestão de Marketing)_Ano Letivo 2020/2021_ 1.ª Fase

Lista Seriada de Candidaturas Provisória _ Pág. 1 e Pág. 2


Candidaturas ao Mestrado em Marketing e Comunicação (Especialização em Gestão de Marketing)_Ano Letivo 2020/2021_ 2.ª Fase

Lista Seriada de Candidaturas (Todos os candidatos ao concurso)_  aqui

Lista Seriada de Candidaturas  (Candidatos Colocados)_aqui

Lista Seriada de Candidaturas  (Definitiva)_aqui


Candidaturas ao Mestrado em Marketing e Comunicação (Especialização em Gestão de Marketing)_Ano Letivo 2020/2021_ 3.ª Fase

Lista Seriada de Candidaturas (Todos os candidatos ao concurso)_  aqui

Lista Seriada de Candidaturas  (Candidatos Colocados)_aqui


Candidaturas ao Mestrado em Marketing e Comunicação (Especialização em Gestão de Marketing)_Ano Letivo 2020/2021_ 4.ª Fase

Lista Seriada de Candidaturas  (Candidatos Colocados)_aqui


Cisco Networking Academy Linux Professional Institute imagem usada para separar Ordem dos Engenheiros Técnicos Ordem dos Contabilistas Certificados Comissão de Normalização Contabilística Comissão do Mercado de Valores Mobiliários Autoridade para as Condições do Trabalho imagem usada para separar Biblioteca do Conhecimento Online Eduroam imagem usada para separar logotipo do projeto EcoEscolas